domingo, 18 de março de 2012

PRÁTICAS DE LABORATÓRIO - AULA 2 - APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DO COMPUTADOR



Queridos e queridas, pessoas e pessôos!


Lembrem-se que nessa aula (que foi nosso segundo encontro) vimos um breve histórico da origem do computador. Mas para isso realizamos uma breve definição de o que é um "computador", sendo que se trata de uma máquina que realiza "computações", e o que seriam computações? Nada mais do que processar contas, o que ocorre é que as contas que os computadores processam geram todo tipo de resultado, entre eles resultados imagéticos (imagens), sendo esses resultados a COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Dentro do aspecto histórico abordamos tópicos como:

  • Máquinas simples que eram/são computadores (como calculadoras, ábaco, etc);
  • II Guerra e as necessidades de comunicação;
  • Guerra Fria, que acabou causando uma intensa pesquisa em modos de transmissão de informação;
  • Conquista Espacial, que de alguma maneira possibilitou o aprofundamento em aparelhos informacionais;
  • Pesquisas que se originaram na conquista espacial abriram brechas para que diferentes grupos realizassem suas próprias pesquisas;
  • Em 1984 a Apple de Steve Jobs lançou o Macintosh;
  • Em 1985, a Microsoft (de Bill Gates), lança o Windows 1.0;
  • Hoje possuímos uma série de Sistemos Operacionais (também chamados de SI), inclusive em máquinas de Hardware extremamente pequenos, como os celulares.
HARDWARE X SOFTWARE

Hardware 


É a parte física do computador, ou seja, tudo aquilo que podemos tocar. São exemplos de Hardware: gabinete, monitor, teclado, mouse, memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, impressora, scanner, caixa de som, microfone, webcam, entre outros. Também são chamados de periféricos ou componentes.
O termo "hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares, dentre outros.


Software

É a parte lógica, ou seja, o que não se pode tocar. É o conjunto de instruções e dados que é processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário