![](http://4.bp.blogspot.com/_dO4E-qMebf4/TGw3v0wgxsI/AAAAAAAAAv4/RiwnR58Qx7k/s320/Kit+Lapis+Desenho+Bruynzeel.jpg)
Nesta aula houve uma breve apresentação dos materiais que necessitaremos para o curso. Sendo, mais especificamente, alguns lápis, papéis, tintas, pincéis e acessórios.
Em relação ao lápis, o que vale ter em mente é a alteração de suas qualidades de acordo com a dureza ou maciez do grafite. Sua graduação de maciez é indicada por um número seguido da letra "B". Desse modo temos:
- HB : lápis convencional, de dureza média.
- 2B: grafite mais macio que o HB;
- 4B: mais macio que o 2B;
- 6B: mais macio que o 4B;
- e assim por diante.
Em relação à grafite mais duros e precisos, há a indicação da letra "H". Assim sendo, tal como os lápis "B", um lápis 2H é menos duro do que um 4H, que é menos duro do que um 6H, e assim por diante.
Cada grafite possibilita um tipo diferente de traço e de macha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnsWoF9-s4SSWsueS-VWC_Exvi2WCPCpRmHSirYFWThUd_VNXPM6bHLbRToJJusdFVdfqJU8X59SELTfxmLlzejfjGsp8CnCqCZKJNsd4jv4jZCwBGd64-5y6zgbPqAAafxO4a6jtEkRA/s640/A2.jpg)
Visto isso, a arte educadora Betty Edwards investigou essa lado intuitivo, e percebeu que ele é de enorme contribuição para o aprendizado do desenho.
Aprendemos a desenhar tanto através de um aspecto racional, como de um aspecto intuitivo. Aprender a desenhar é algo mais que aprender a habilidade em si mesma, ao estudar com este método você aprenderá a ver, isto é, aprenderá a processar a informação visual da maneira especial como o fazem os artistas.
Essa maneira diferente requer também usar o cérebro de uma maneira diferente de como o usamos normalmente. A habilidade de desenhar está na capacidade de mudar o modo com que nosso cérebro é capaz de ver e perceber a realidade.
Veja o livro aqui. ou no link abaixo.
http://www.creator.xpg.com.br/downloads/Desenhando_com_o_lado_direito_do_cerebro-Betty_Edwards.pdf
Mas, antes mesmo de iniciar o processo de entendimento sobre como ver, é necessário deixar a mão livre para se comportar de diferentes maneiras no papel. Ocupar o papel, essa é a chave para que teu desenho ganhe espaço.
Baseado nisso realizamos alguns exercícios sobre como conseguir ocupar o espaço do papel, ao passo em que desenvolvemos isso, também trabalhamos nossa habilidade e segurança no traço.
Segue abaixo alguns exemplos sobre como "soltar o traço" no desenho.
Baseado nisso realizamos alguns exercícios sobre como conseguir ocupar o espaço do papel, ao passo em que desenvolvemos isso, também trabalhamos nossa habilidade e segurança no traço.
Segue abaixo alguns exemplos sobre como "soltar o traço" no desenho.
![[AULA+DE+DESENHO1.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_qePMVJ4g9cIyZGbsw7WGZeni1CLL2pcORowopUeu8lJUi4PhHjI74VbZYBoimmJV9Kem3S3cZhzhjUESuU0ft1RIz5_TNSamIoMWlHqOEkdgVWb3T_utB6s3cIY26XORO9uh2T_zFpY/s1600/AULA+DE+DESENHO1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr5ENmiNrpuELCSfjrT5iy4mfvEaNTWyAv_8Xc8ATQ2wHJYvb67O-hFCsJqMlWa5vMxU6N6Lv1htEjaD9upaNibXnjVEux-WQKyxN4tmxQfF2ltePb6JB2GHOu-d_LcPKgt8LSSxhSIi0/s400/2008_011_aquec_02_pronto.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário