quarta-feira, 18 de abril de 2012

TÉCNICAS DE DESENHO - AULA 2 - SOLTAR TRAÇO

Nesta aula houve uma breve apresentação dos materiais que necessitaremos para o curso. Sendo, mais especificamente, alguns lápis, papéis, tintas, pincéis e acessórios.

Em relação ao lápis, o que vale ter em mente é a alteração de suas qualidades de acordo com a dureza ou maciez do grafite. Sua graduação de maciez é indicada por um número seguido da letra "B". Desse modo temos:


  • HB : lápis convencional, de dureza média.
  • 2B: grafite mais macio que o HB;
  • 4B: mais macio que o 2B;
  • 6B: mais macio que o 4B;
  • e assim por diante.
Em relação à grafite mais duros e precisos, há a indicação da letra "H". Assim sendo, tal como os lápis "B", um lápis 2H é menos duro do que um 4H, que é menos duro do que um 6H, e assim por diante.

Cada grafite possibilita um tipo diferente de traço e de macha.



Além da apresentação do material diverso, descobrimos nessa aula que o cérebro é dividido em dois pólos: o lado direito e o lado esquerdo. O lado esquerdo é responsável em racionalizar as informações que a mente recebe, enquanto o lado esquerdo é mais intuitivo, ele não antevê as coisas por meio de teorias, ele experimenta as sensações e as responde apenas de maneira imediata.


Visto isso, a arte educadora Betty Edwards investigou essa lado intuitivo, e percebeu que ele é de enorme contribuição para o aprendizado do desenho.


Aprendemos a desenhar tanto através de um aspecto racional, como de um aspecto intuitivo. Aprender a desenhar é algo mais que aprender a habilidade em si mesma, ao estudar com este método você aprenderá a ver, isto é, aprenderá a processar a informação visual da maneira especial como o fazem os artistas.


Essa maneira diferente requer também usar o cérebro de uma maneira diferente de como o usamos normalmente. A habilidade de desenhar está na capacidade de mudar o modo com que nosso cérebro é capaz de ver e perceber a realidade.

Veja o livro aqui. ou no link abaixo.


http://www.creator.xpg.com.br/downloads/Desenhando_com_o_lado_direito_do_cerebro-Betty_Edwards.pdf

Mas, antes mesmo de iniciar o processo de entendimento sobre como ver, é necessário deixar a mão livre para se comportar de diferentes maneiras no papel. Ocupar o papel, essa é a chave para que teu desenho ganhe espaço.


Baseado nisso realizamos alguns exercícios sobre como conseguir ocupar o espaço do papel, ao passo em que desenvolvemos isso, também trabalhamos nossa habilidade e segurança no traço.


Segue abaixo alguns exemplos sobre como "soltar o traço" no desenho.

[AULA+DE+DESENHO1.jpg]



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