domingo, 15 de abril de 2012

PRÁTICAS DE LABORATÓRIO - AULA 3 - BITMAP E PIXEL


Olá queridos alunos, como vão?

Antes de mais nada, atenção à ordem dos posts, pois eles não estão na ordem cronológica, por isso foi colocado em cada título o número da aula. Desse modo, fiquem atentos na organização.

Bom, nessa aula (aula 3) dialogamos sobre certas características do SOFTWARE do computador, dando destaque para os bits e os bytes.


Como conversarmos anteriormente, computadores processam contas, e o resultados dessas contas podem ser os mais diversos possíveis. Essas ditas "contas" são chamadas no universo da informática de "programação". A programação é a linguagem que o computador dialoga. O idioma mais básico da informática é o tipo de uma "programação" que combina dois números, o 0 e o 1. Justamente por combinar apenas dois números é chamado de código binário. Cada combinação diferente desses 0's e desses 1's resultam certos comportamentos no computador; por exemplo: uma combinação ativa um determinada cor em um determinado ponto do monitor, outra combinação gera outra cor em outro ponto, e assim, depois de inúmeras combinações surge uma imagem.


Cada casa decimal dos códigos diferentes são chamados de "bits". Isto é, um código de apenas um 0 e um 1, é um código de dois bits.


Como as contas num computador são exponenciais, foram criados certos termos para não necessariamente utilizar números enormes. Sendo eles:


BITS: A unidade básica de sistemas digitais, informatizados, é o bit. Ele corresponde a um único dígito de uma informação digital e pode assumir apenas os valores “0” ou “1”.


BYTE:  É um conjunto de 8 bits combinados (por exemplo 00000000, ou 01010101, ou, 11111111, ou 10101010, e por aí vai...), esta nomenclatura acabou se tornando bastante conhecida porque diversas aplicações informatizadas são baseadas em múltiplos de 8 bits.


KILOBYTE: É a multiplicação de 1 byte por 1.000, ou seja, são 1.000 (mil) bytes, ou 8.000 (oito mil bits combinados). Sua sigla é Kb.


MEGABYTE: É a multiplicação de 1Kilobyte por 1.000, ou seja, são 1.000 (mil) Kilobytes. Sua sigla é
Mb.


GIGABYTE: É a multiplicação de 1Megabyte por 1.000, ou seja, são 1.000 (mil) Megabytes. Sua sigla é Gb.


TERABYTE: É a multiplicação de 1Gigabyte por 1.000, ou seja, são 1.000 (mil) Gigabytes. Sua sigla é Tb.


Agora, é importante entender que os bits podem gerar um monte de coisas no computador. Quando os bits são combinados numa placa de vídeo, eles são destinados à gerar imagens; numa placa de rede, eles são destinados à conexão com outros computadores; num Hard Disk, eles são destinados à armazenagem; e assim por diante.


Quando os bits formam uma imagem, eles a geram a partir de pequenos pontos que são resultados desses velozes cálculos binários. Cada ponto possuem uma cor uniforme, mas ao se combinarem formam imagens com cores complexas e diversas. Esses pequenos pontos são chamados de PIXELS.


PIXEL: Pixel é a abreviação do termo "Picture Element", que, em uma tradução livre seria "elemento pictórico". Ele é um pequeno ponto de cor única em uma imagem bitmap do computador.


MEGAPIXEL: É a combinação de um milhão de pixels. Assim sendo, uma imagem de 1 Megapixel, utiliza até um milhão de pixels em sua composição.


Justamente pelas imagens serem frutos de diferentes pixels, e eles, por sua vez, são resultados de inúmeras combinações, é que as imagens formadas por pixels são chamadas de BITMAPS, ou, em uma tradução livre, MAPA DE BITS.


Bom queridos.


Sei que parece bastante técnico, mas na prática é tudo mais simples.


Abraços grandes!


Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário