quarta-feira, 4 de abril de 2012

TECNOLOGIA DE PROCESSOS E MATERIAIS - AULA 6 - PROCESSOS GRÁFICOS: ESSA TAL RETÍCULA

Olá pessoas!

Vamos lá? Nessa aula vimos e discutimos sobre a retícula. 


Nessa aula discutimos sobre alguns modos de processos gráficos, mais especificamente a impressão a traço, o meio-tom e a retícula.


Nessa divisão tricotômica, a impressão a traço é quando ocorre da cor ser realizada a partir de uma única tinta, uma cor "chapada", lisa.


Já o meio-tom é a ocasião onde eu intento imprimir uma imagem, mostrando suas transições para versões mais claras ou escuras, dando a impressão de volume. Para possibilitar isso numa impressão é feito uso da retícula. 


Existe num blog bem interessante (Chocoladesign) um texto muito próximo do que discutimos em aula sobre as retículas, para ler acesse aqui. 
RETÍCULAS são os pequenos pontos que configuram uma imagem e fornecem a ela a sensação de que se trata de uma imagem com cores contínuas (por mais que sejam fragmentadas). 
Uma área mais escura de uma imagem tem os pontos maiores ou mais unidos, uma área mais claras tem os pontos menores ou menos unidos.
Desse modo é possível perceber que existem uma enorme variedade de pontos, como a imagem a seguir:
Cada uma das chapas ou matrizes de cores da escala CMYK (lembram da aula sobre cores?) possuem sua imagem fragmentada em retículas.
Cada cor é coloca em um ângulo diferente, formado por uma linha de retículas, os chamados ângulos de retículas. Esses ângulos são definidos na reticulagem digital, e possui um valor para cada cor, cada cor possui um ângulo diferente.
As retículas têm sua inclinação a cada cor processada, para evitar a justaposição dos pontos, e deixar as cores e tons de forma certa, chamado de formação em pontos em roseta. Quando isso não acontece, ocorre um fenômeno chamado moiré, aonde essa justaposição é alterada ou mal feita.
Abaixo está o gráfico com os ângulos normalmente utilizados.

* Adaptado e retirado do texto de .

Além disso, foi nessa aula que foi feito um apontamento sobre coisas relevantes ao se enviar um arquivo para uma gráfica, sendo elas:

  • Se preocupar com a mídia que está sendo utilizada para transferir  o arquivo;
  • Nomenclatura do arquivo (tanto para não causar complicações do no aspecto técnico de reconhecimento do arquivo pela máquina, como para facilitar a identificação)
  • Imagens e cores do arquivo em CMYK;
  • Vetores e imagens (caso aberto) em .tiff e .eps;
  • 3mm de sangria (isso somados às marcas de corte, dobra, registro e escala de cores quandof echado)
  • fontes (caso aberto)
  • boneco e identificação de escala desse boneco (caso não seja no tamanho real);
  • Identificação do envelope do projeto.
Bom, é isso, em breves mais coisas surgirão aqui pelo blog.

Abraço!


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